Parque Nacional da Serra do Cipó Estado de Minas Gerais
A Serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa (que contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro) localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados do Minas Gerais e da Bahia, até a limite norte com o estado de Piauí. Sua largura é de mais ou menos 100 km, e a serra é a divisa entre o Rio São Francisco e os rios que correm diretamente para o oceano Atlântico. É considerada reserva mundial da biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, graças sua grande diversidade biológica. O relevo da serra é com uma altitude geralmente superior a 1.000m, alcançando um máximo de 2.000m de altitude no Pico do Itambé (2002 metros), pico localizado ao sudeste da pequena cidade histórica chamada Diamantina no Minas Gerais.
A Chapada da Diamantina é localizada ao norte dessa cadeia montanhosa, o vilarejo Mucugê e o povoado Capão se localizam na parte este dessa cordilheira e o vilarejo Rio de Contas no interior.
*O Parque Nacional da Serra do Cipó e a cachoeira do Gavião
A Cordilheira do Espinhaço abrange 11 unidades de conservação (APB - Área de Proteção Ambiental) no estado de Minas Gerais que são:
Podemos encontrar as influências dos biomas Cerrado ou Mata Atlântica em função da localização geográfica no parque (zona oeste ou zona este), Parque Estadual da Serra do Ouro Branco Parque Estadual do Itacolomi Estação Ecológica Estadual de Tripuí Estação Ecológica Estadual de Fechos
Sob a influência do bioma Cerrado Parque Nacional Serra do Cipó. Parque Nacional das Sempre Vivas. Parque Estadual do Biribiri. Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo ou do Tabuleiro. Parque Natural Municipal do Salão de Pedras(Village Conceição do Mato Dentro). Parque Estadual do Pico do Itambé. Parque Estadual do Rio Preto.