O sul do Estado de Tocantins pertence de maneira integrale a bioma cerrado . Uma das particularidades geográficas do Jalapão é de ser um planalto apresentando em vários lugares serras mais ou menos elevadas. O Parque se encontrou ao sul este do estado do Tocantins , numa região localizada entre as fronteiras de alguns estados como o Tocantins , o Maranhão , o Piauí , o Bahia ).
A noção de steppe tomou sua importäncia na direção do norte: essa vegetação incluí dois tipos - a steppe ervosa , naquelas bordeiras são florestas mais ou menos espalhadas e a steppe arborizada .
Também, o clima mudou e os dias ficam mais quentes e as noites mais frescas.
*O vilarejo Ponte Alto de Tocantins .
O Jalapão ocupa uma área de 34 mil quilômetros, envolvendo oito municípios (Lagoa do Tocantins , Novo Acordo , Lizarda , Mateiros , Novo Acordo , Ponte Alta do Tocantins , Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins ). Os principios rios do Jalapão são : Sono , Balsas , Novo , Galhão , Prata , Soninho , Vermelho , Ponte Alta , Come Assado , Frito Gordo , Caracol .
*A cachoeira do rio Soninho .
*A serra do Jalapão ocupa um planalto cheio das fontes de todos tipos (riachos, rios, etc).
*A cachoeira da Velha alimentada pelo Rio Novo .
Em baixa da cachoeira da Velha , na orla do rio tem um depósito de areia numa curva que provocou a apariçã0 de uma pequena praia de areia.
A tranparência da água é importante. As duas ùltimas fotos mostram um dos ùltimos rios de água limpa e potável no mundo, o rio Novo , água bem cristalina.
*A duna do parque do Jalapão é uma das características geológicas principais da região.Sua altura é de 40 metros, altura que não parou de aumentar. A cor da granulação (quartzo) aumentou o espectáculo ao crepùsculo.
O povo é em maioria negro, isso por causa das migrações do seculo 18 iniciadas pela fome que persistíu no estado de Bahia. Os migrantes expulsaram os índios por causa da riqueza da região em caça.